Banco de Reagentes e Utensílios Laboratorias

O Banco de Reagentes e Utensílios Laboratoriais (BRUL) consiste em um catálogo de produtos químicos (vencidos ou não) em desuso nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará, mas que preservam suas propriedades físico-químicas, podendo ser doados para uso em outros setores da UFC ou demais instituições públicas que efetuarem a solicitação.

O principal objetivo do BRUL é evitar que reagentes não usados se tornem resíduos devido à deterioração de conteúdo, frascos e rótulos. Uma vez ocorridas, essas deteriorações causam a inutilização dos mesmos como reagentes, incorrendo, na maioria das vezes, a sua transformação em resíduo não identificado, tornando complexo e oneroso o processo de destinação final.

Entenda o funcionamento do Banco de Reagentes

Fazendo parte deste projeto você estará colaborando com a diminuição dos impactos ambientais e uma gestão mais eficiente das nossas atividades.

Para cadastrar materiais no BRUL:

1.Para cadastrar materiais sem uso do seu laboratório, que você deseja doar, por favor preencha o

Formulário de Solicitação de Assessoria Laboratorial.

2. O laboratório receberá uma visita da equipe da Gestão Ambiental para ser orientado a respeito do armazenamento dos reagentes cadastrados, separados por incompatibilidade e devidamente identificados como disponíveis para doação. Os reagentes ficarão armazenados no laboratório doador até que o reagente seja solicitado para doação;
3.Quando houver solicitação de reagente(s) ou utensílio(s) pertencente(s) ao laboratório a equipe da Gestão Ambiental entrará em contato para agendar a retirada do(s) mesmo(s) para doação.

Observação 1: Para realizar o cadastro de reagentes e utensílios no BRUL o laboratório deve pertencer a Universidade Federal do Ceará.

Observação 2: O requerente deve estar ciente de: 1) os produtos cadastrados estarão sujeitos a remanejamento; 2) em caso de consumo dos produtos cadastrados a DRP/PROGERE deve ser notificada; 3) não serão cadastrados, produtos que não contenham informações necessárias para identificação e preenchimento do formulário; 4) os produtos químicos receberão novos rótulos, quando necessário e serão dispostos conforme suas incompatibilidades.

Observação 3: O cadastro dos reagentes e utensílios somente será devidamente efetuado mediante assinatura do Formulário de Cadastro de Reagentes e/ou Utensílios Laboratoriais.

Para solicitar materiais do BRUL:

1. O interessado em solicitar materiais do BRUL deve verificar a existência do material desejado no catálogo

Banco de Reagentes e Utensílios Laboratoriais;

2. Em caso de existência do material no catálogo online, o interessado deverá preencher o

Formulário de Solicitação de Assessoria Laboratorial, listando os materiais de interesse com a respectiva a quantidade;

3. Depois de confirmada a disponibilidade dos materiais, será agendada com o solicitante a data para realização da doação.

Observação 1: O requerente está ciente de: 1) os materiais recebidos podem estar fora do prazo de validade, não apresentarem todas as propriedades físico-químicas descritas no rótulo, ou estarem em quantidade inferior ao descrito no rótulo; 2) os materiais recebidos devem ser manuseados apenas por pessoal capacitado; 3) solicitar somente a quantidade de materiais realmente necessários e de destinar adequadamente qualquer resíduo oriundo do(s) produtos(s) doado(s).

Observação 2:  A doação dos reagentes e utensílios ao solicitante será feita mediante assinatura de Formulário de Doação de Reagentes e/ou Utensílios Laboratoriais.

Observação 3: Instituições externas a UFC devem apresentar ofício solicitando os materiais no ato da doação.

Grupo de Transmissão

Se você quiser receber informações a cada novo material cadastrado é só participar do

Grupo de Transmissão no WhatsApp BRUL-UFC