Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Prefeitura Especial de Gestão Ambiental/UFC Infra

Área do conteúdo

Gavião-carijó

Data de publicação: 11 de novembro de 2020. Categoria: Placas da Biodiversidade

Foto: Thaís Camboim

Gavião-carijó – Rupornis magnirostris

Costuma voar em casais, fazendo movimentos circulares enquanto os dois vocalizam em duetos. Possui o hábito de utilizar o mesmo poleiro de caça por longo tempo (dias e até semanas).

Como toda ave de rapina, tem um papel indispensável no equilíbrio da fauna, como regulador da seleção. Evita uma superpopulação de roedores e aves pequenas (como é o caso dos ratos e pombos nos centros urbanos), além de eliminar indivíduos defeituosos e doentes.

Sua ampla distribuição geográfica também se reflete nos seus hábitos alimentares generalistas, pois consome desde insetos até aves e lagartos. Procura os abrigos diurnos de morcegos para atacá-los enquanto dormem. Ataca ninhos de outras aves e por isso é ferozmente perseguido por suiriris, bem-te-vis e tesourinhas.

Características Físicas:

Mede de 31 a 41 centímetros de comprimento, e o peso do macho varia entre 206-290 gramas e da fêmea 257-350 gramas, sendo os machos 20% menores que as fêmeas.

Reprodução:

O gavião-carijó vive em casais que constroem um ninho  de gravetos revestido por folhas com cerca de meio metro de diâmetro, geralmente no topo de uma árvore grande. As fêmeas apresentam os dois ovários desenvolvidos, em vez de apenas o esquerdo como as outras aves. A postura de em média 2 ovos é depositada sobre um revestimento de folhas secas e incubada pela fêmea. Durante este período de cerca de um mês, a fêmea é alimentada pelo macho. Os ovos são geralmente manchados, de cor muito variável, até dentro de uma mesma postura. Quando está reproduzindo pode tornar-se agressivo, atacando até mesmo seres humanos que se aproximem de seu ninho.

Foto: Thaís Camboim

Distribuição da espécie:

Aqui você pode ouvir o canto desta Ave.

Referências:

https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaviao-carijo 

Acessar Ir para o topo