ARIE da Matinha

A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Matinha do Pici foi criada pela Lei Municipal nº 10.463/2016. Um dos objetivos dessa Unidade de Conservação (UC) é preservar espécimes de flora e de fauna presentes no remanescente da Mata de Tabuleiro. A UC possui 47 hectares incluindo a mata nativa e o açude Santo Anastácio, com uma relevante biodiversidade, e engloba o Campus do Pici/UFC e os bairros Pici e Padre Andrade.

Nesta área ficam proibidos usos, ocupações e atividades que impliquem:

• impermeabilização do solo ou qualquer outro procedimento que prejudique de modo significativo a permeabilidade do solo ou a rede de drenagem superficial;
  • desmatamento ou alteração das características naturais do fragmento de Mata de Tabuleiro, conhecido como Matinha do Pici;
  • riscos ou ameaças a espécies de biota localmente raras; alteração da harmonia natural da paisagem natural.

A ARIE ainda não possui Plano de Manejo, que deveria ter sido elaborado em até cinco anos após sua criação pelo órgão municipal. A ausência do plano de manejo da Matinha impede que a ARIE receba a devida atenção para a proteção da sua rica diversidade de fauna e flora, que se encontra ameaçada pela ocupação desordenada dos bairros circunvizinhos, com destaque para o bairro Pici, que provoca graves danos ao ecossistema local trazendo poluição ao açude por esgotos domésticos e lixo, além de derrubada e queimada de árvores na área.

A Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA) coordenou, junto com técnicos, docentes e alunos da UFC, o Diagnóstico e Proposta de Zoneamento que foi protocolado junto à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA) em dezembro de 2022, a qual, compete, legalmente, à condução do Plano de Manejo da ARIE.