Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Prefeitura Especial de Gestão Ambiental/UFC Infra

Área do conteúdo

Beija-flor-tesoura

Data de publicação: 23 de outubro de 2020. Categoria: Placas da Biodiversidade

Foto: Thaís Camboim

Beija-flor-tesoura – Eupetomena macroura

Os beija-flores ao serem vistos no Campus do Pici logo são identificados devido suas cores iridescentes, sua rapidez descomunal, capacidade de pairar no ar e tamanho reduzido. Não costuma ter medo do ser humano, aproximando-se das pessoas para se alimentar nas garrafas com água e açúcar ou nas flores.

Tem um comportamento abusado, pois é um dos maiores e mais briguentos beija-flores. É territorialista e extremamente agressivo, principalmente na época da reprodução, quando é capaz de atacar outros pássaros muito maiores e pequenos mamíferos. Algumas épocas do ano, quando há menos disponibilidade de néctar, adota uma única árvore, que pode ser um mulungu ou um ipê, como a sede de seu território e a defende ferozmente contra qualquer outra ave, principalmente contra outros beija-flores e contra a cambacica.

Assim como outros beija-flores, alimenta-se basicamente de néctar de flores, mas também caça pequenos insetos com grande habilidade em voos curtos. Tem um papel importante na polinização de muitas plantas.

Características Físicas:

 Mede entre 15 e 18 centímetros de comprimento, sendo um dos maiores beija-flores brasileiros, pesando em torno de 6-11 gramas.

Reprodução:

Na época do acasalamento, o macho faz a corte pairando em pleno voo em frente da fêmea empoleirada. Depois, macho e fêmea realizam voos de zigue-zague, ocorrendo voos rasantes do macho sobre a fêmea. O macho separa-se da fêmea imediatamente após a cópula. Um macho pode acasalar com várias fêmeas e, com grande probabilidade, a fêmea também vai acasalar com vários machos. A fêmea é a responsável pela escolha do local e pela construção do ninho. O ninho, em forma de tigela, é assentado em um ramo mais ou menos horizontal ou numa forquilha de arbusto ou árvore, a cerca de 2 a 3 metros do solo.

Foto: Thaís Camboim

Distribuição da espécie:

Aqui você pode ouvir o canto desta Ave.

Referências:

https://www.wikiaves.com.br/wiki/beija-flor-tesoura 

 

Acessar Ir para o topo