Ações contra o Abandono de Animais

• Treinamento dos vigilantes da Universidade sobre a Lei de Crimes Ambientais e a conduta a ser adotada caso presenciem o abandono de animais.
  • Consulta com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente sobre as ocorrências de abandono e a situação dos animais nos campi universitários.
  • Contato contínuo com os grupos de protetores de animais que atuam dentro dos campi da UFC para implementação de ações conjuntas que desestimulem o abandono de animais dentro de nossas instalações, assim como ações para assegurar o tratamento adequado dos animais que já se encontram abandonados, realização de castrações e adoções.
  • Confecção de cartazes que alertam que o abandono de animais é crime previsto em Lei (Lei Federal nº 9.705, de 12 de fevereiro de 1998 – Lei de Crimes Ambientais).
  • Divulgação das ações e orientações nos canais de comunicação da UFC.
  • Contato permanente com o Centro de Zoonoses para realização de exames e vacinação dos animais.
  • Apoio nas campanhas de castração com os grupos protetores.
  • Realização do censo dos animais abandonados para controle da efetividade das ações.